MP cobra explicações sobre caso de homem que sofreu descarga elétrica
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) encaminhou, na terça-feira (25), ofícios para a Neoenergia, CEB Iluminação Pública, Arena BRB e Corpo de Bombeiros requisitando informações sobre descargas elétricas e medidas preventivas devido aos incidentes neste mês, que resultaram em duas mortes e duas pessoas feridas.
Entre os casos que o MPDFT quer detalhes está o do homem de 46 anos que foi atingido por uma descarga elétrica ao passar próximo a um poste de iluminação pública em beco do Cruzeiro no último fim de semana. Ele levado em estado grave para o HRAN.
Os outros casos investigados são do trabalhador que morreu após uma descarga elétrica na Arena BRB, de uma criança de 10 anos que morreu após ser vítima de eletrocussão ao tocar em um veículo energizado por um fio de alta-tensão e, por último, o de uma mulher sofreu um choque ao encostar o guarda-chuva em um fio de energia solto.
No ofício encaminhado para a Neoenergia e para a CEB, foram solicitados os registros de descargas elétricas ocorridas em Brasília nos últimos três meses, incluindo datas, locais e impactos registrados e as informações sobre as possíveis causas dessas ocorrências e eventuais relações com a infraestrutura da rede elétrica. Além disso, as companhias deverão apresentar as medidas que estão sendo adotadas por cada uma para minimizar os riscos de descargas elétricas e proteger a população e os projetos e ações preventivas em andamento ou planejadas para evitar futuros incidentes dessa natureza.
Caso haja irregularidades, o MPDFT pode acionar judicialmente os responsáveis.
Acompanhe o Radar Sudoeste no Instagram, Facebook, X (antigo Twitter), Youtube e Tiktok para ficar sempre atualizado sobre tudo que acontece perto de você.
* Com informações do MPDFT – Foto: ilustração/pixabay