Metrô-DF pode chegar ao Cruzeiro e outras 8 RAs

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) abriu licitação para estudos de expansão do transporte sobre trilhos para mais nove regiões. Há expectativa de que moradores do Cruzeiro, Sudoeste e Octogonal sejam beneficiados com ao menos uma estação do sistema de transporte.

Segundo edital, a empresa a ser contratada pela autarquia deve apresentar relatório preliminar de viabilidade técnica, econômica e ambiental até 2026 para a implantação da Linha 2 do Metrô-DF, que ligaria as Regiões Administrativas do Gama, Santa Maria, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Cruzeiro à Rodoviária do Plano Piloto e Esplanada dos Ministérios.

Os estudos têm como objetivo estabelecer o traçado do empreendimento; a tecnologia do material rodante; explorar alternativas físico-funcionais à implantação do traçado; selecionar e detalhar a melhor alternativa físico-funcional para o empreendimento, entre outros pontos. Também está no escopo analisar a integração com a rede de transporte público de passageiros do Distrito Federal.

Somente após a finalização dos estudos, será possível saber a viabilidade do empreendimento. O recebimento das propostas vai até 25 de fevereiro de 2025. Após o processo de licitação e a assinatura do contrato, a empresa vencedora tem 13 meses para apresentar os resultados das análises. Depois, o governo deve iniciar os trâmites para a possível expansão do Metrô-DF.

Acompanhe o Radar Sudoeste no InstagramFacebookX (antigo Twitter)Youtube e Tiktok para ficar sempre atualizado sobre tudo que acontece perto de você.

* Foto: Paulo Barros/Metrô-DF