Maus-tratos: cachorros agredidos com chutes e socos são resgatados na Octogonal
A Polícia Civil do Distrito Federal, por intermédio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA), cumpriu, na tarde desta segunda-feira (18), um mandado de busca e apreensão de dois cães que viviam em situação de maus-tratos em um prédio na Octogonal.
A operação foi deflagrada após denúncias recebidas pela PCDF, além de depoimentos de testemunhas e imagens obtidas do sistema de câmeras de segurança do condomínio. De acordo com as investigações, o tutor dos animais frequentemente os agredia, praticando atos de violência como chutes, socos e até tentativas de estrangulamento. Os maus-tratos ocorriam tanto dentro da residência quanto nas áreas comuns do prédio.
Diante da gravidade dos fatos, um inquérito policial foi instaurado, e o tutor foi indiciado por infração ao artigo 32, §1º-A, da Lei 9.605/1998, que prevê pena de reclusão de 2 a 5 anos para crimes de maus-tratos contra animais. A autoridade policial representou pela busca e apreensão dos cães para resguardar sua integridade e assegurar que fossem encaminhados a um local seguro.
Os animais foram resgatados e imediatamente levados a uma clínica veterinária particular na Asa Sul, onde receberam atendimento especializado. Após os cuidados necessários, serão encaminhados a um lar temporário, garantindo sua proteção e bem-estar.
A Polícia Civil do Distrito Federal reforça que denúncias de maus-tratos contra animais podem ser feitas pelos canais oficiais: telefone 197, e-mail denuncia197@pcdf.df.gov.br ou WhatsApp (61) 98626-1197.
Acompanhe o Radar Sudoeste no Instagram, Facebook, X (antigo Twitter), Youtube e Tiktok para ficar sempre atualizado sobre tudo que acontece perto de você.
* Com informações e imagens da PCDF