O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta sexta-feira (19), a ordem de serviço para a elaboração dos estudos para implementar a nova linha do Metrô-DF, que vai ligar a região Sul (Gama, Santa Maria, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Cruzeiro) do Distrito Federal à área central da capital. A autorização refere-se à contratação de serviços especializados para a elaboração dos estudos preliminares funcional e de viabilidade técnica, econômica e ambiental para implementar a Linha 2.
“A gente governa para o futuro. Os passageiros de Santa Maria e do Gama têm uma carência muito grande de transporte, principalmente porque é de onde vêm as pessoas do Entorno. Com a implementação dessa nova linha, ajudamos também quem mora nos municípios vizinhos. A gente sabe que isso demora, não é uma coisa para um governo só, mas estamos projetando para depois irmos atrás dos recursos para executar as obras estruturantes”, afirmou o governador.
O projeto é uma via de aproximadamente 50 km para ligar Gama, Santa Maria, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Cruzeiro à Rodoviária do Plano Piloto e à Esplanada dos Ministérios. “Essa é a primeira etapa para implementar a nova linha. Feito isso, tendo viabilidade, a gente passa para a segunda fase, que é fazer a contratação da modelagem econômica e de um anteprojeto de engenharia para a gente entender como seria essa obra, os custos e de que maneira faríamos o financiamento para a execução no futuro“, detalhou o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral.
* Com informações da Agência Brasília – Foto: Metrô-DF