A saída do Tenente Coronel Michello Bueno do comando do 7º Batalhão de Polícia Militar provocou reações da comunidade do Cruzeiro, Sudoeste e Octogonal. Moradores lamentam a transferência do PM para a batalhão da Asa Norte.
Morador do Cruzeiro e administrador do grupo de WhatsApp Rede de Vizinhos Protegidos, Gervasio Bifano, publicou uma carta em que diz que “o comandante tem se mostrado um verdadeiro aliado da cidadania, promovendo a aproximação entre a polícia e os moradores, contribuindo para um ambiente mais seguro, justo e acolhedor. Seu empenho tem feito diferença real em nosso dia a dia, e é por isso que desejamos que ele continue à frente de sua missão conosco.” Bifano também conta que “houve uma queda significativa nos índices de violência, proporcionando mais tranquilidade e qualidade de vida para todos. Sentimo-nos seguros, amparados e respeitados.”
FICA, MICHELLO

A comunidade local, na tentativa de sensibilizar a alta cúpula da PM e do GDF, lançou a campanha “Fica, Michello”, que tem sido compartilhada entre os moradores. “Não queremos a sua saída. A sua permanência é essencial para a manutenção da segurança e da confiança que temos hoje. Contamos com a sensibilidade das autoridades para ouvir a voz da comunidade”, diz Gervásio. Não houve uma justificativa oficial por parte da PMDF sobre os motivo da mudança.
QUEM É MICHELLO BUENO
É bacharel em segurança pública, ingressou na PMDF em 1998, passou por diversos batalhões, atuou como negociador para libertação de reféns, foi instrutor de tiro e membro Força Nacional em operações no Rio de Janeiro. Estava no comando do 7º BPM desde julho de 2024.
REDUÇÃO DA CRIMINALIDADE
A região do Cruzeiro, Sudoeste e Octogonal é considerada uma das três mais seguras do Distrito Federal. Conforme mostrado pelo Radar Sudoeste no fim de junho, o último homicídio no Sudoeste ocorreu em 2023, já no Cruzeiro, em 2022. O último latrocínio na área ocorreu em 2016.
Na época, Michello comemorou a redução de mais de metade dos casos de furto no Cruzeiro, Sudoeste e Octogonal. “A gente não tem só evitado homicídios, latrocínios, feminicídios, que são os crimes mais graves, mas até os crimes mais simples, como furtos. Nos quatro primeiros meses deste ano, houve uma redução de 55%. E a gente continuou reduzindo nos últimos dois meses. Vamos conseguir reduzir ainda mais, porque recebemos efetivo, vamos receber viaturas, estamos tendo treinamento” afirmou.
QUEM ASSUME O 7º BPM
A Tenente Coronel Cristiane Caldeira Ribeiro, que possui passagens por diversas áreas da corporação, incluindo a corregedoria, é a nova comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar. A informação foi atualizada no site da PMDF.
Acompanhe o Radar Sudoeste no Instagram, Facebook, X (antigo Twitter), Youtube e Tiktok para ficar sempre atualizado sobre tudo que acontece perto de você. Novidade: temos um canal no WhatsApp (Entre aqui).
* Foto: reprodução/redes sociais