Famílias desocupam prédio abandonado no SIG

As cerca de 80 famílias que ocupavam um prédio abandonado, na quadra 6 do Setor de Indústrias Gráficas (SIG), deixaram o local de forma pacífica na tarde desta terça-feira (12). O imóvel, batizado de Ocupação Expedito Xavier, foi ocupado entre quarta e quinta-feira da última semana por membros do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). A mobilização pedia moradia digna para famílias que não têm onde morar.

Mesmo deteriorado e fechado há anos, a empresa dona do local nega que o imóvel estava abandonado. Segundo a defesa da SIG 10 Participações e Empreendimentos, o local servia como arquivo da companhia, onde eram guardados documentos.

No último domingo (10), a Justiça atendeu ao pedido do dono do imóvel e determinou a reintegração de posse do prédio, sob pena de multa de R$ 10 mil. O prédio estava cercado e a rua fechada pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) desde a noite de segunda-feira (11). Houve momentos de tensão, quando um membro do grupo foi preso e uma conselheira tutelar acabou impedida pela PM de levar fraldas e água para as crianças que estavam dentro do prédio.

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal intermediou as negociações para que as famílias deixassem o prédio, enquanto a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) removia os pertences dos ocupantes. A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab-DF) prometeu que vai incluir as famílias em programas de habitação.

Acompanhe o Radar Sudoeste no InstagramFacebookX (antigo Twitter)Youtube e Tiktok para ficar sempre atualizado sobre tudo que acontece perto de você.

* Foto: reprodução/MLB