A Tenente Coronel Cristiane Caldeira assumiu, na última semana, o comando do 7° Batalhão de Polícia Militar, que responde pelo Cruzeiro, Sudoeste, SIG e Octogonal. Ela substitui o Tenente Coronel Michello Bueno, transferido para o Batalhão da Asa Norte.
Brasiliense, Caldeira está na PMDF há 25 anos. Trabalhou por mais de 16 anos em Taguatinga, onde cresceu, Ceilândia e Samambaia. Também foi ajudante de ordens da Casa Militar e passou pela corregedoria da corporação, onde atuou por 8 anos. A militar também foi integrante do Batalhão Escolar da PMDF no Sudoeste entre 2015 e 2018. “Foi um período de trabalho intenso, desenvolvemos diversas ações, o que permitiu que eu conhecesse mais a comunidade”, relata.
Em entrevista exclusiva ao Radar Sudoeste, a Tenente Coronel Cristiane Caldeira destacou a intenção de “continuar apresentando para a comunidade do Sudoeste, Cruzeiro e Octogonal o mesmo padrão de serviço, a mesma excelência de entregas que já vinham sendo apresentadas por outros comandos”. Conforme o Radar Sudoeste mostrou em junho, os índices de crimes violentos na região são baixos. Além disso, nos quatro primeiros meses deste ano houve redução de 55% nos casos de furto, segundo a corporação.
Caldeira ressalta que o trabalho conjunto com os moradores é fundamental para o combate ao crime. “Eu pretendo ter uma interação [com a comunidade] tão boa quanto o meu antecessor para que a gente possa fortalecer ainda mais os vínculos da Polícia Militar para com a comunidade. E nisso, manter a elevada sensação de segurança que nós temos aqui, com a manutenção da qualidade de vida, que é o que importa para a gente”, afirma Caldeira, que recebeu nos últimos dias lideranças comunitárias e deve se reunir com os administradores do Cruzeiro, Gustavo Aires, e do Sudoeste, Reginaldo Sardinha. A militar também passa a integrar o Conselho Comunitário de Segurança Pública das duas RAs.
Além da alteração de comando, o 7° Batalhão de Polícia Militar está passando por outras mudanças. “Nós tivemos o incremento de 20 policiais militares na redistribuição que foi feita, temos a previsão de também receber mais viaturas. Esse processo ainda está em andamento, estamos terminando alguns detalhes junto ao nosso departamento de transporte.” A Tenente Coronel Cristiane Caldeira ainda ressaltou que o WhatsApp do 7° BPM segue à disposição dos moradores da região pelo número: (61) 99968-9273. Denúncias podem ser feitas 24 horas por dia, assim como via 190.
JUSTIFICATIVA
Conforme o Radar Sudoeste mostrou na última semana, a saída do Tenente Coronel Michello Bueno do comando do 7º Batalhão de Polícia Militar provocou reações da comunidade do Cruzeiro, Sudoeste e Octogonal. Moradores lamentaram a transferência do PM para a batalhão da Asa Norte e criaram a campanha “Fica Michello”.
Em resposta, a alta cúpula da PM disse que a mudança foi planejada e realizada de forma tranquila. Afirmou que a medida leva em consideração as promoções dentro da carreira e que os ajustes nos comandos buscam valorizar os oficiais e manter a continuidade no serviço prestado.
Acompanhe o Radar Sudoeste no Instagram, Facebook, X (antigo Twitter), Youtube e Tiktok para ficar sempre atualizado sobre tudo que acontece perto de você. Novidade: temos um canal no WhatsApp (Entre aqui).