É tempo de manga e jaca!

A Avenida das Jaqueiras, que divide o Sudoeste e o Cruzeiro, está com os pés de jacas carregados do fruto, que surgem entre novembro e abril. A jaca é rica em fibras, carboidratos, sais minerais e vitamina C. Natural da Índia, é a maior fruta cultivada existente e pode pesar até 50 kg. É possível consumir in natura, em saladas de frutas, compotas, doces e geleias.

“Quando eu volto pra casa, de vez em quando, pego uma ou duas. Gosto, mas não consumo muito, pois acho enjoativo”, diz o porteiro Carlos Cavalcante, que apanhava o fruto uma árvore próximo ao Terminal Rodoviário do Cruzeiro. Brasília possui quase 1 milhão de árvores frutíferas, segundo a Novacap. É comum que os moradores da capital colham essas frutos durante o ano. No aplicativo Fruit Map, disponível para iOS, é possível verificar quais árvores frutíferas há perto de casa. A iniciativa foi criada por alunos da Universidade de Brasília (UnB), em 2015.

Na Avenida das Mangueiras, entre o Cruzeiro Novo e Cruzeiro Velho, a dona de casa Maria das Graças enche a sacola com mangas com a ajuda do neto que usa uma vara de bambu para derrubar as frutas do pé. “Meus netos amam. É bom pra fazer suco”, conta. Há mangueiras também no início da Avenida das Jaqueiras, próximo ao posto de combustíveis, além do Eixo Monumental, na altura do Cruzeiro Velho.

A manga possui diversos nutrientes como vitamina A, vitamina C, magnésio e potássio. É possível consumir in natura, em saladas, sucos e sobremesas como mousses. No DF, o frutificação ocorre entre setembro e janeiro.

Tem alguma jaqueira, mangueira ou outra árvore frutífera perto da sua casa? Deixe um comentário nas redes sociais do RS contando qual a sua fruta favorita e como prefere consumir.

Compartilhe: