O Cruzeiro enfrenta problemas na iluminação pública em ao menos dois pontos. “Na quadra 205 tem uma sequência de três postes [com luzes apagadas]”, diz morador do Cruzeiro Novo, Eduardo Manzano, em vídeo enviado ao Radar Sudoeste. “Nem dá pra filmar direito sem luz, mas há mais uma sequência de três postes [com luzes apagadas] na rua das quadras 100”, diz. Veja abaixo:
PARKDOG
No Sudoeste, o morador Ítalo Araújo, responsável pela associação ApDog, que cuida do ParkDog da CLSW 104 também diz que há problemas na iluminação da área ao redor do parcão e na calçadão em frente ao supermercado Dona. “Postes apresentam oscilações, acendendo e apagando. Há postes com quatro pétalas (lâmpadas), mas somente uma ou duas acendem”, diz. Ele conta que possui protocolos registrados na CEB desde setembro de 2025 sem solução.
O que diz CEB?
“Conforme informado anteriormente, a CEB IPes realizou grande mutirão de manutenção da iluminação pública no Cruzeiro entre dezembro e janeiro. Entre o mês passado e esta quinta-feira (15/1), a companhia atendeu 332 chamados abertos pela população por meio dos canais oficiais da empresa, além de executar manutenções preventivas em pontos identificados pelas próprias equipes em campo. A força-tarefa reduziu consideravelmente os chamados abertos e as equipes continuam atuando na região.
A força-tarefa teve como objetivo, especialmente, fazer a recomposição de circuitos subterrâneos de iluminação pública que foram rompidos devido a escavações para colocação de placas e obras de calçadas, que prejudicaram a prestação de serviço. Além disso, as equipes atuaram com a substituição de luminárias queimadas, correção de intermitências, manutenção em quadros de comando e reposição de cabos furtados — este último, problema que se tornou rotineiro na região central da capital e demais regiões administrativas.
Sobre a quadra 205 e as quadras 100, todas receberam atendimentos de manutenção em dezembro e em janeiro. Não há no momento nenhum chamado aberto pela população na quadra 205 e, em todas as quadras 100, apenas dois chamados abertos, sendo um deles do dia 13/01, portanto, ainda em prazo para atendimento e, o segundo, já em programação para atendimento pelas equipes de manutenção.
Sobre a CLSW 104, não procede a informação de falta de iluminação pública desde dezembro. Somente no mês passado, a CEB IPes realizou 13 atendimentos na quadra e, no momento, não há nenhum chamado aberto pela população com pedido de manutenção através dos canais oficiais da companhia. Uma equipe será enviada para checar a informação.
É importante destacar que a melhoria da iluminação pública está em curso em todo o Distrito Federal: 96% do sistema já foi modernizado, com a substituição por luminárias de LED. Esse avanço vem resultando em maior segurança, sustentabilidade e qualidade de vida, e tem sido recebido com grande satisfação pela população.
Sobre os mutirões de manutenção, a CEB IPes reforça o compromisso com a melhoria contínua da iluminação pública no Distrito Federal, atuando de forma preventiva e corretiva para garantir eficiência e qualidade de vida à população.
Para que a CEB IPes seja informada sobre falhas na iluminação pública e possa agir com agilidade, é fundamental que a população registre a ocorrência pelos canais oficiais de atendimento. Como os postes de iluminação pública ainda não dispõem de sistemas de telegestão, o chamado do cidadão é a principal forma de identificar rapidamente os pontos com problemas e programar os reparos.
Canais de atendimento da CEB IPes:
Telefone: 155
Aplicativo: Ilumina DF
WhatsApp: (61) 3774-1155
Site: www.ceb.com.br“





