Após polêmica, Parque da Cidade cria regras para fotógrafos
Após reclamações de usuários do Parque da Cidade relatando desconforto com a realização de ensaios fotográficos sem consentimento, o GDF criou regras para atuação de fotógrafos no local. A medida busca equilibrar o uso do espaço público, garantindo o respeito à privacidade dos frequentadores e valorizando o trabalho dos profissionais da área. O trabalho dos fotógrafos chegou a ser proibido pela Administração do Parque da Cidade na última sexta-feira (11), mas já foi liberado.
Durante a reunião realizada com os fotógrafos, ficou estabelecido que os profissionais assinarão um termo de compromisso, assumindo a responsabilidade de atuar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), principalmente no que diz respeito ao uso da imagem de terceiros.
Como parte do acordo, os fotógrafos também irão colaborar com uma campanha de conscientização voltada à população, que incluirá: instalação de placas informativas nos principais pontos do parque, orientando sobre o direito à imagem; adoção de sinalizações visuais com gestos simples para indicar consentimento ou não consentimento para fotografias (sinal negativo ou positivo); e divulgação nas redes sociais dos profissionais e das empresas envolvidas sobre boas práticas de abordagem e respeito aos frequentadores.
* Com informações da Agência Brasília – Foto: Divulgação/SEL-DF – Foto: Divulgação/SEL-DF