Após dois acidentes com ciclistas, Viaduto do Sudoeste passa por reparo
Após dois acidentes no fim de 2024 envolvendo ciclistas idosos, a Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal reparou a calçada do Viaduto do Sudoeste. O local ainda segue isolado para secagem do cimento e deve ser liberado nesta quarta-feira (8).
Em 30 de dezembro, um idoso de 71 anos que pedalava pelo local sofreu uma queda por causa de um desnível na calçada. Ele ficou seis dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Base. No dia seguinte, em 31 de dezembro, um outro idoso, também de 71 anos, se acidentou no mesmo local ao cair de bicicleta. O homem precisou de atendimento médico. Os casos foram revelados pela TV Globo.
Após a repercussão, o GDF reparou a calçada nesta terça-feira (7), uma semana depois. Em nota enviada ao Radar Sudoeste, a Secretaria de Obras e Infraestrutura informa que o problema identificado na calçada compartilhada se deve a um processo natural de dilatação térmica do concreto, que se expandiu de forma atípica em razão das variações de temperatura. De acordo com o órgão, esse tipo de patologia, conhecida como “efeito bailarina”, embora incomum, é algo que pode ocorrer e não representa falha na execução do serviço. Segundo a pasta, equipes técnicas da secretaria estiveram no local para avaliar a situação assim que tiveram conhecimento do problema, que o concreto danificado já foi refeito, faltando apenas o corte das juntas de dilatação para a conclusão dos serviços.
A previsão é de que a calçada esteja liberada para a circulação de pedestres e ciclistas nesta quarta-feira (8), no fim do dia.
O Viaduto do Sudoeste foi inaugurado em outubro de 2023, ao custo de quase R$ 25 milhões.
Acompanhe o Radar Sudoeste no Instagram, Facebook, X (antigo Twitter), Youtube e Tiktok para ficar sempre atualizado sobre tudo que acontece perto de você.
Imagens: Radar Sudoeste / Sec. de Obras