O abrigo contra o frio para a população em situação de rua no Plano Piloto promoveu 3.390 acolhimentos no primeiro mês de funcionamento. O espaço foi aberto pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em 22 de maio para oferecer segurança e conforto aos cidadãos no período mais frio do ano. A estrutura tem capacidade máxima para 110 pessoas e funciona de domingo a domingo, das 19h30 às 6h, no ginásio do Centro Integrado de Educação Física (Cief), na 907 Sul, ao lado do Parque da Cidade.
São oferecidos duas refeições (café da manhã e jantar), colchões e cobertores limpos para dormir, banho quente, kit higiene e casacos fornecidos pela Campanha do Agasalho Solidário, iniciativa da Chefia-Executiva de Políticas Sociais idealizada pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha. Os acolhidos também têm acesso a atendimento socioassistencial e são disponibilizadas duas tendas da Defesa Civil para crianças e mulheres. Os portões fecham às 22h ou conforme lotação.
Os acolhimentos iniciaram antes mesmo da chegada do inverno na capital federal. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação começou no dia 20 de junho, quase um mês após a abertura do abrigo. Para os próximos dias, a previsão do órgão é que as temperaturas em Brasília variem entre 13ºC e 27ºC.
Acompanhe o Radar Sudoeste no Instagram, Facebook, X (antigo Twitter), Youtube e Tiktok para ficar sempre atualizado sobre tudo que acontece perto de você. Novidade: temos um canal no WhatsApp (Entre aqui).
* Com informações da Agência Brasília – Foto: Tony Oliveira