Um homem, possivelmente em surto psicótico, que danificou um apartamento e ameaçava se jogar da sacada de um prédio na QMSW 5 foi salvo por militares, na noite do último domingo (27). Foram mobilizados em uma grande operação policiais do 7° Batalhão, Grupo Tático Operacional 27 (GTOP 27), Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), todos da PMDF, além do Corpo de Bombeiros.
Segundo testemunhas, o homem estava trancado dentro do apartamento quebrando vários objetos e móveis gritando frases desconexas. Com medo e diante da possibilidade de surto psicótico, vizinhos chamaram a polícia, que tentou contato com ele, mas sem sucesso. O morador do prédio utilizou o mobiliário do apartamento para fazer uma barricada obstruir a porta e, na sequência, sentou-se na sacada do primeiro andar ameaçando se jogar. Enquanto o Corpo de Bombeiros tentava acalmá-lo, o Bope foi acionado para dar suporte. Policiais conseguiram acesso à janela, e seguram o homem pelas mãos. Sem condições para içá-lo de volta ao apartamento, colchões foram preparados pelas forças de segurança embaixo da sacada para amortecer a queda. Após cair no chão, ele foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital de Base, onde foi sedado.
Durante varredura feita pelo Bope, foram encontradas munições de calibre restrito, uma caixa vazia de armamento, diversas facas e uma porção de maconha. Vizinhos também relataram que homem apresentou comportamento agressivo outras vezes e que, inclusive, ele entrou no prédio vizinho armado com uma faca, mas foi rendido pelos moradores.
A PM chegou ao local por volta de 22h e a Polícia Civil registrou a ocorrência por volta de 4h. Segundo testemunhas, além de longa, o sucesso da operação exigiu atenção especial. Membros da direção da Polícia Militar e dos Bombeiros acompanharam tudo de perto, como o Major Jorge, coordenador-geral de policiamento e a Tenente-Coronel Cristiane, comandante do 7º Batalhão (Sudoeste). A 5ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte, investiga o caso. O órgão não forneceu informações sobre as medidas adotadas.
VOCÊ ESTÁ PASSANDO POR UM MOMENTO DIFÍCIL OU CONHECE ALGUÉM NESSA SITUAÇÃO? BUSQUE AJUDA
CVV: O Centro de Valorização da Vida (CVV) é um serviço voluntário gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. Oferece atendimento pelo telefone 188 (24 horas e sem custo de ligação), por chat, e-mail e pessoalmente. Saiba mais em cvv.org.br
CAPS: Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são lugares onde oferecem serviços de saúde abertos para a comunidade. Uma equipe diversificada trabalha em conjunto para atender às necessidades de saúde mental das pessoas, incluindo aquelas que enfrentam desafios relacionados as necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas. Esses serviços estão disponíveis na região e são especialmente focados em ajudar em situações difíceis ou no processo de reabilitação psicossocial. Busque orientações no SUS.
Faculdades que possuem cursos de psicologia também oferecem atendimentos gratuitos ou com valores sociais.