Dados do Instituto Conexis Brasil Digital apontam que, em 2025, quase 5,5 milhões de metros de cabos de cobre foram furtados e roubados no Brasil, prejudicando diretamente mais de 7 milhões de pessoas. Empresas estimam que esse crime tem crescido, em média, ao menos 15% ao ano em todo Brasil. O material é visado por criminosos pelo seu alto valor de mercado e fácil revenda.
DF
Segundo a Neoenergia, o prejuízo de janeiro a maio deste ano é de R$ 288 mil, já a CEB Ipes informa que de janeiro a junho de 2025 o valor ultrapassa R$ 750 mil. Provedores de internet no DF também sofrem com esse tipo de crime, mas não informaram as perdas.
SUDOESTE, OCTOGONAL E SIA
Ao menos 5 casos de furto de cabos, especialmente de cobre, foram registrados em julho no Sudoeste, Octogonal e SIA.
Veja abaixo os casos em ordem cronológica:
10 de julho: um suspeito de furto de cabos na Asa Norte é preso pela PM tentando se esconder no Parque das Sucupiras, no Sudoeste;
14 de julho: três suspeitos foram presos pela PM no SIA após invadir um depósito e furtar 300 kg de cabos;
23 de julho: foi recuperada pela PM uma grande quantidade cabos na AOS 7 (Octogonal);
23 de julho: moradores do Sudoeste Econômico reportam furtos de cabos;
24 de julho: um suspeito foi preso pela PM queimando cabos para retirar cobre em frente ao Hospital das Forças Armadas.
O Radar Sudoeste apurou que a Polícia Militar tem intensificado ações para combater os furtos de cabo na região. A Polícia Civil também investiga os casos.
Acompanhe o Radar Sudoeste no Instagram, Facebook, X (antigo Twitter), Youtube e Tiktok para ficar sempre atualizado sobre tudo que acontece perto de você. Novidade: temos um canal no WhatsApp (Entre aqui).