Faixa em casa do Cruzeiro gera curiosidade

Uma faixa colocada no portão de uma casa no Cruzeiro, direcionada a tutores de cachorros, vem gerando curiosidade entre os que passam pela rua. Não há informações sobre o motivo específico do recado, mas está claro que quem mora no local não quer mais lidar com as fezes de pets de terceiros.

O texto diz: “Querido cachorro, como seu humano não tem educação, pedimos a você que use a casa dele(a) como banheiro”. A Lei Distrital nº 2.095, de 1998, também é citada. No artigo 3º, o dispositivo estabelece que é dever do responsável pelo animal “a remoção imediata dos dejetos ou excrementos fecais por eles deixados nas vias ou logradouros públicos e os danos que causem a terceiros.” A legislação ainda indica que “a coleta deve ser realizada de forma adequada e as fezes coletadas devem ser devidamente acondicionadas em recipientes fechados, de forma a impedir derrames de conteúdo e exalação de odores, e depositadas em lixeiras destinadas à coleta pública.” Não conseguimos localizar o responsável pela placa, mas o espaço segue aberto, caso o morador da residência queira se manifestar.

O cartaz levanta a questão sobre a falta de recolhimento das fezes de pets por parte de seus tutores, tema que gera discussões até mesmo em condomínios, que costumam instalar placas nos jardins alertando sobre a necessidade de não deixar a sujeira do animal no local.

Em 2024, a Administração do Plano Piloto lançou a campanha “Pet sem Sujeira”, que alerta os responsáveis por animais sobre a importância de recolher as fezes, que podem, inclusive, transmitir doenças aos seres humanos, como toxoplasmose, salmonelose, giardíase, verminoses e bicho geográfico.

Qual a sua opinião sobre o comportamento dos tutores de animais no cuidado com as fezes dos bichos? É preciso mais conscientização? O que você tem visto ao caminhar pelas ruas? Deixe sua opinião no post criado em nosso Instagram ou TikTok.