80 famílias ocupam prédio abandonado no SIG

Um prédio abandonado, na quadra 6 do Setor de Indústrias Gráficas (SIG), foi ocupado por ao menos 80 famílias. Batizada de “Santo Expedito Xavier Gomes”, a ocupação é ligada ao Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). Segundo vizinhos, as pessoas chegaram ao local entre quarta e quinta-feira (6 e 7/11) desta semana.

Nas redes sociais, o grupo confirmou que “80 famílias ocuparam um prédio abandonado há mais de 7 anos na capital do país. Enquanto milhões de imóveis ficam vazios, milhares de famílias seguem sem moradia digna. O Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) levanta a bandeira dos candangos e ocupa Brasília para transformar essa realidade.”

No sábado (10), a Polícia Militar esteve no local e acompanhou a movimentação. Um advogado do MLB estava presente. Segundo a PM, o movimento aguarda uma posição do poder público.

Nas redes sociais, as famílias que ocupam o local pedem doações de alimentos, água, produtos de limpeza e higiene. Por meio da chave pix ocupacaoexpedito@gmail.com também é possível fazer doações. Neste domingo (10), o grupo celebrou a doação de um gerador de energia. “Com grande alegria dividimos essa boa notícia: agora temos um gerador de energia. Fruto da solidariedade do povo com o povo, vamos melhorar nossa estrutura e ter alguns períodos de energia. Essa é mais uma conquista coletiva, e o apoio das pessoas que acreditam na luta do MLB nos fortalece. Agradecemos todas as doações recebidas até agora, elas garantirão um melhor espaço na nossa ocupação,” diz o post publicado nas redes sociais.

O Radar Sudoeste enviou, no sábado (10), um pedido de entrevista para o MLB, mas não obteve resposta. Neste domingo, reiteramos o pedido ao MLB-DF. Também aguardamos posicionamento do Governo do Distrito Federal (GDF).

Acompanhe o Radar Sudoeste no InstagramFacebookX (antigo Twitter)Youtube e Tiktok para ficar sempre atualizado sobre tudo que acontece perto de você.

Foto: reprodução/MLB-DF